Difusão e Osmose
Movimento passivo de moléculas em sistemas biológicos
Todas as moléculas exibem movimento termal ou energia cinética e, por esse motivo, uma molécula em solução tende a mover-se. A energia cinética faz com que as moléculas se difundam das regiões onde estão mais concentradas para as regiões onde de baixa concentração.
Movimento browniano
O calor causa o movimento ao acaso das moléculas e, de forma passiva, faz movê-las nos sistemas biológicos. Apesar de não podermos ver directamente o movimento das moléculas, podemos ver pequenas partículas a moverem-se após colisão com elas. Este movimento das partículas é chamado movimento browniano e é visível usando a maior ampliação do microscópio. Podem ser vistas pequenas partículas em constante vibração devido ao choque das moléculas de água contra elas.
Difusão
Nos sistemas biológicos as substâncias movem-se através das membranas numa direcção previsível. Este movimento passivo das moléculas designa-se difusão. A direcção da difusão depende dos gradientes de concentração, calor e pressão. Especificamente as moléculas movem-se de áreas de alta concentração, calor e pressão para áreas de baixa concentração, calor e pressão. A taxa de difusão é determinada pela diferença de gradiente e outros factores tais como o peso molecular.
A concentração, o calor e a pressão contribuem para a energia livre total de uma substância. A energia livre é a energia disponível num sistema para realizar trabalho e as substâncias difundem-se de uma área de alta energia livre para uma área de baixa energia livre. Assim, a difusão é o movimento das moléculas de uma área se alta energia livre para uma área de baixa energia livre. Este movimento continuará até ao equilíbrio da energia livre e, geralmente,da concentração.
Apesar da temperatura, pressão e concentração afectarem a difusão, a temperatura e a pressão são geralmente constantes nos sistemas biológicos. Assim, a concentraçaõ é geralmente o