Resumo do texto Gestão Estratégica de Pessoas: visão do RH x visão dos clientes
Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD).
Anais... ANPAD, 2005. CD-ROM.”
O artigo é iniciado por indicar a finalidade da pesquisa e um breve comentário sobre a metodologia utilizada: a ideia do texto é estudar um grau de integração entre a estratégia da área de recursos humanos e as estratégias das organizações, e observar a visão que os afetados pelo RH tem sobre o setor.
Para dar sustentação à pesquisa, os autores fazem uma revisão bibliográfica reunindo vários conceitos importantes para apoiar o artigo, como as estratégias, políticas e práticas de Albuquerque e Ulrich, por exemplo.
Os autores retomam na sequência o caráter exploratório-descritivo da pesquisa, que foi feita através de um estudo de caso de uma concessionária de energia elétrica.
Após apresentar a concessionária, que é uma das dez maiores no país, apresentou a estrutura e o processo de gestão de pessoas: a área está dividida entre oito gerentes, 29 analistas de recursos humanos e 51 técnicos administrativos. São comentados os programas de treinamento e patrocínio de cursos para os funcionários logo após.
O clima organizacional é monitorado através de uma pesquisa de satisfação feita anualmente, e conta com o apoio de programas de qualidade de vida no trabalho.
O processo de gestão e planejamento empresarial integrado é composto por um triângulo composto por visão e valores da organização, processos e estrutura, e pessoas.
Nos resultados e análise dos dados coletados na pesquisa, encontramos m um baixo grau de integração entre a estratégia de RH e estratégia empresarial e um alto grau de divergência entre a visão do RH e a visão de seus clientes sobre a área.
A recente implantação das mudanças de gestão, a timidez da área de recursos humanos, os meios de avaliação e mensuração de resultados