sistemas integrados
“GESTÃO AMBIENTAL” É PARTE DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
Como estabelecer metas de melhorias:
- Melhoria de 50% em relação aos anteriores;
- “Benchmarking”;
- Negociação direta entre supervisores e subordinados;
- Gerenciamento pelas diretrizes;
- Indicadores balanceados. Lembre-se que METAS devem possuir três componentes fundamentais:
- OBJETIVO;
-VALOR;
-PRAZER. Os problemas são identificados a partir das metas não atingidas. Nenhuma organização bem administrada deve realizar um exercício de planejamento da parte ambiental, mas estabelecer metas totalmente alinhadas com o planejamento de curto e longo prazo do negocio ( que por sua vez são derivados do planejamento estratégico). Não deve haver nenhuma concorrência entre os objetivos ambientais ou os objetivos de qualidade. Peter Drucker, alerta para o fato de que o negocio (ou segredo) dos negócios é manter se no “mundo dos negócios”. A gestão ambiental é parte integrante e indissolúvel da gestão pela qualidade total e, se por um lado não existe isoladamente como sistema de administração de negócios, por outro lado todas as organizações que vêm adotando a gestão pela qualidade total necessitam aperfeiçoar a gestão para a satisfação da parte interessada, comunidade vizinha ( e também da própria sociedade), através, por exemplo, á norma ISSO 14001.
IMPLEMENTANDO O “SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL” - Definindo responsabilidades e autoridade: É só possível assumir responsabilidade por resultados quando se tem autoridade sobre os meios. Não se delega responsabilidade, mas somente autoridade. Gerenciar é, em essência, atingir metas (resultados).
-DIRETORES: dão rumo á estratégia da organização, estabelecem METAS, realizam analises criticas periódicas, estabelecem metas de correção, patrocinam o processo de mudanças culturais.
-GERENTES: responsáveis por atingir metas fixadas pelos diretores, estabelecem as metas das seções a seu encargo, cuidam do