Fichamento
DELORS, Jacques. Educação:um tesouro a descobrir. 10. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2006.
ESTRUTURA DO TEXTO:
Segundo Delors (2006), hoje em dia ninguém pode pensar adquirir, uma bagagem de conhecimentos que lhe baste para toda a vida, porque a evolução rápida do mundo exige uma atualização contínua dos saberes, mesmo que a educação inicial dos jovens tender a prolongar-se. A própria educação está em plena mutação: as possibilidades de aprender oferecidas pela sociedade exterior à escola multiplicam-se, em todos os domínios, enquanto a noção de qualificação, é substituída em muitos setores modernos de atividade, pelas noções de competência evolutiva e capacidade de adaptação.
Às vésperas do século XXI, as missões que cabem a educação e as múltiplas formas que pode revestir fazem com que englobe todos os processos que levem as pessoas, desde a infância até ao fim da vida, a um conhecimento dinâmico do mundo, dos outros e de si mesmas.
Aprender ao longo de toda a vida significa enriquecer cada vez mais os saberes, é a chave que abre as portas do século XXI. Uma adaptação necessária às exigências do mundo do trabalho.
1.UMA EXIGÊNCIA DEMOCRÁTICA
Com o progresso científico e tecnológico, os saberes e as competências adquiridos na formação inicial, tornam-se rapidamente antiquados e exigem o desenvolvimento na formação profissional permanente (realmente dirigida às necessidades das sociedades modernas). A educação ao longo de toda a vida torna-se assim, para nós, o meio de chegar a um equilíbrio mais perfeito entre trabalho e aprendizagem bem como ao exercício de uma cidadania ativa, podendo dar novasoportunidades aos que não puderam, por várias razões, ter uma escolaridade completa ou que abandonaram o sistema educativo em situação de insucesso.
2. UMA EDUCAÇÃO PLURIDIMENSIONAL
Hoje em dia a educação pluridimensional, desenvolvida ao longo de toda a vida, que reúna os saberes fundamentais que tiveram no passado e nas