RESENHA CRITICA RH
POR QUE ADMINISTRAR ESTRATEGICAMENTE RECURSOS HUMANOS?
O ADMINISTRADOR DE RECURSOS HUMANOS E O PLANEJAMENTO EMPRESARIAL; RECURSOS HUMANOS X GESTÃO DE PESSOAS; GESTÃO ORGANIZACIONAL ESTRATÉGICA: A QUESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS E DO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL; ALINHANDO ESTRATÉGIA E COMPETÊNCIAS; EM BUSCA DE UM MODELO INTEGRADO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS; COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E PRÁTICAS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: O CASO DA EMPRESA XSA; CONECTANDO RECURSOS HUMANOS E ESTRATÉGIA: EM BUSCA DE INDICADORES DE RESULTADOS NA GESTÃO DE PESSOAS.
RESUMO DOS TEXTOS
Os textos analisados são estabelecidos por temas diferenciados, mas com a mesma finalidade, percebe-se que a multiplicidade simultânea das situações das empresas, necessita-se de identificar melhor os tipos de conhecimento e informações que contribuem para esclarecer as políticas de Recursos Humanos nas empresas. O papel do profissional de Recursos Humanos marca uma nova perspectiva de entendimento dentro das estruturas organizacionais. Com essa nova construção de ideia de que a organização por si só não existe, e sim todo o conjunto de pessoas adotando estratégias com vistas na transformação das empresas para que elas não se esqueçam das necessidades dos funcionários que é fator fundamental no cumprimento do objetivo organizacional.
CONCLUSÃO
Conforme as análises detalhadas dos textos, incluindo as teorias apresentadas comprovam que os fundamentos abordados sobre RH ainda não constituem uma consciência sólida em relação aos critérios de administração estratégica nas empresas.
Também mostraram que as empresa possuem segmentos específicos, provocando certa resistência na adoção da metodologia do tema aplicado. Tal consequência independe de conhecimento prévio ou capacitação técnica dentro de cada empresa, mas sim, de um espírito inovador e flexível capaz de moldar e garantir a satisfação frente às políticas adotadas pelo