Resenha crítica: precisa-se de um rh urgente
Texto: Precisa-se de um RH urgente
No texto Christianne Ribeiro, da Korn/Ferry diz: ”O executivo de RH tem de ser capaz de conversar de igual para igual com o CEO e tem de ganhar espaço e credibilidade com perguntas úteis para definir os projetos de capital humano”. Você concorda com tal afirmação? Justifique sua resposta.
Concordo com a afirmação de Christianne Ribeiro no texto Precisa-se de um RH urgente, pois com a demanda aquecida no setor, onde as empresas procuram por um novo perfil de profissional, a posição do RH está mais valorizada traduzindo assim em uma nova configuração hierárquica. Em muitas empresas era comum a área se reportar ao setor financeiro, agora o contato é direto com o CEO e até mesmo podendo contar com assento no conselho. Também era comum a área de pessoas aceitar determinadas exigências, hoje ela tem de questionar e dar sugestões.
A autora destaca no texto as informações sobre a mudança de perfil do profissional de RH. A principal exigência pelas empresas é que a pessoa entenda de negócios. Outras tarefas também são esperadas como o acompanhamento de ações na bolsa, entendimento do setor, dos concorrentes, de forma geral, e quanto às práticas de RH. O entendimento exigido do profissional segundo consultores e headhunters, não precisa ser no nível daquele dos diretores específicos, como os de marketing e vendas. “Mas é importante que ele entenda o funcionamento dessas áreas para ver como o RH pode ajudar a atingir os objetivos de cada uma”, diz Ferrari, da Mercer.
Uma das demandas associadas a esse entendimento de negócios é o foco em resultados. Sendo exigida a possibilidade de medir o retorno de treinamentos, o impacto dos programas de remuneração na produtividade dos funcionários, otimização de custos nos planos de saúde, para citar apenas algumas métricas.
Segundo Claudio Fernández-Aráoz, sócio da Egon Zehnder, além da orientação estratégica, ele diz que é importante estar voltado para resultados,