JJJJ
Centro de Educação a Distância
PSICOLOGIA SOCIAL
UBERLÂNDIA-MG
2014
Adrinelle Camila Silva – RA: 432963
Glenda Roberta Fonseca Duarte – RA: 442584
Maria Aparecida Ribeiro Ortiz – RA: 484817
Raquel Adriana de Sousa Mota RA: 423666
PSICOLOGIA SOCIAL
Trabalho da disciplina PSICOLOGIA SOCIAL,
Universidade Anhanguera - uniderp, Centro de Educação a Distância, sob a orientação da Tutora presencial: Lúcia Medeiros e Professor EAD: Professora Helenrose A da S Pedroso Coelho.
UBERLÂNDIA- MG
2014
HUMILHAÇÃO SOCIAL – UM PROBLEMAPOLÍTICO EM PSICOLOGIA
José Moura Gonçalves Filho Instituto de Psicologia – USP
Resumo:
A humilhação é um sentimento de desigualdade. Para Gonçalves Filho, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), a humilhação consiste em uma modalidade de angústia disparada pelo impacto traumático da desigualdade de classe, isto é, a angústia eu se sofre quando alguém se depara com um abismo chamado desigualdade, o que corresponde à percepção de que, enquanto um está em posição superior, o outro se coloca, violentamente, em uma posição inferior.
A desigualdade experimentada do lado de fora é internalizada como sofrimento, ao quais muitas pessoas já estão habituadas. Dessa maneira, além da humilhação crônica que atinge os pobres, como resultado da desigualdade econômica e políticas, experimentam-se uma espécie de angústia assumida pelo humilhado nas mais variadas manifestações de sua existência.
A humilhação social corresponde a um caso particularmente doloroso de angústia: um afeto mórbido derivado da exposição do homem pobre a mensagens de inferioridade social.
Mensagens que lhe são assiduamente dirigidas pelos outros e pela cidade. Mensagens verbais e também mensagens mudas: são palavras ou são circunstâncias públicas que lhe parecem como o perpétuo lembrete de que não estão em casa.