Comunicaçã e Religião - Islã
A grande disseminação do islamismo no Brasil iniciou graças à Primeira Guerra Mundial buscando melhores condições de vida e um país onde poderiam exercer a sua religião. Em 1927 os palestinos Hosni Adura e Darwich Gazal fundaram a Sociedade Beneficente Mulçumana Palestina, auxiliando o grande número de imigrantes sírios e libaneses que vieram para o Brasil.
Em 1929, devido à aceitação e suporte que os mulçumanos recebiam aqui no Brasil, o número de imigrantes mulçumanos cresceu. Com isso a entidade mudou seu nome, para melhor atender a demanda religiosa, para Sociedade Beneficente Muçulmana.
Sua primeira sede foi instalada na Rua da Mooca, 1070, porém as orações eram realizadas em algumas salas alugadas na Avenida Rangel Pestana e Barão Duprat. Dez anos após sua fundação, a SBM adquiriu o terreno na Avenida do Estado, 5282, onde foi construída a primeira mesquita oficial do Brasil, inaugurada em 1952.
O Islamismo é a segunda maior religião do mundo com mais de 1,3 bilhão de adeptos. No Brasil o número estimado de fiéis é de 1,5 milhão. O crescimento também pode ser visto no número de sheiks que falam português, passou de 5 para 15. O aumento de número de mesquitas também é considerável. Em 2005 haviam 70 e hoje há 115 delas.
Com base na bibliografia estudada em aula, faça a relação entre o hedonismo, utilitarismo e prazer e os objetivos que a comunidade busca através da religião.
De acordo com os valores islâmicos, a religião serve como um manual para a busca da felicidade plena, assim como Epicuro mostra, os passos para se alcançar esse objetivo maior também estão intrínsecos no islamismo. Existem 5 pilares que representam a completude dessa doutrina, o testemunho, a reza, o jejum, a peregrinação e o “zakat” (doação de 2.5% da renda para os pobres).
A crença religiosa serve para preencher o vazio que existe dentro de todo ser humano. É a resposta para as grandes perguntas da vida. Através da