Preparação de uma solução padrão de EDTA e titulação aplicando o método volumétrico de complexação
Prática 8 – Preparação de uma solução padrão de EDTA e titulação aplicando o método volumétrico de complexação
RESUMO
Com a solução padronizada de EDTA, determina-se a concentração de cálcio e magnésio em água dura, 0,00196 molL-1 de Ca2+ e 6,8.10-4 molL-1 de Mg2+. Também determinou-se a concentração de cálcio em leite comercial, foi de 29,64 molL-1, e a percentagem de cálcio numa amostra de 0,4952 g de calcário, o resultado foi de 50,48%.
INTRODUÇÃO
Volumetria de complexação é um método que envolve a formação de compostos estáveis de coordenação entre íons metálicos e os ligantes presentes em uma solução. Esses ligantes em solução muitas vezes são aqueles com capacidade quelante, ou seja, capacidade de complexar com o metal por mais de um ponto de coordenação. O EDTA é um ligante quelante:
O EDTA pode apresentar quatro espécies em solução, dependendo do pH: H4Y, H3Y-, H2Y2-, HY3- e Y4-, sendo este último possível apenas em meio básico com pH > 10. Os complexos formado são bem definidos estequiometricamente, bastante solúveis e estáveis. Os complexos formados com metais de transição trivalentes são estáveis mesmo em meio extremamente ácidos, no entanto, os complexos formados com cátions bivalentes ionizam em meio ácido, sendo estabilizados em meio amoniacal.
A dureza da água já foi interpretada como a medida da capacidade da água para precipitar sabões. Os sabões são precipitados principalmente pelos íons cálcio e magnésio, comumente presentes na água, mas também podem ser precipitados por outros íons metálicos polivalentes, tais como o ferro, alumínio, manganês, estrôncio, zinco, entre outros. Devido à presença significante dos dois primeiros (Ca2+ e Mg2+) nas águas naturais, a DUREZA é determinada através dos sais solúveis de cálcio e magnésio, por exemplo, os bicarbonatos, os sulfatos e os cloretos.
Há dois tipos de dureza: a temporária e a permanente. A dureza