Resumo do Livro : África e Brasil Africano capítulos 1 2 e 3
Talita de S. Ribeiro nº36/ 2ºC
RESUMO: ÁFRICA E BRASIL AFRICANO
Campinas
2014
Capítulo 1
Retrato físico do continente
Suas principais marcas são o deserto do Saara ao norte, o de Calahari á sudoeste, as florestas no centro do continente, savanas e algumas terras altas ( como aquelas onde nasce os rios que formam o Nilo). O deserto do Saara se estende da costa do Atlântico à do Mar Vermelho e as bordas do sul e oeste do deserto são conhecidas como Sahel. A floresta equatorial domina o centro do continente, cercadas de savanas que á sudoeste se misturam com o deserto de Calahari. Os rios que mais se destacam no continente são o Nilo que deságua no Mediterrâneo; Senegal, Gâmbia, Volta e Níger que deságuam no Atlântico; Congo e Cuanza que também deságuam no Atlântico; Limpopo e Zambeze que deságuam na costa do Índico.
A variedade de povos
Uma civilização grandiosa que viveu na região do Nilo, localizada na forquilha que é formada pelo encontro do Nilo Branco com o Nilo Azul, foi a Núbia em 710 a.C. Nessa região houve sucessivos reinos, destacando-se e Meroe (torno de 500 a.C) e a Etiópia. As regiões do Egito e da Palestina, eram habitadas por povos oriundos da península Arábica misturados com populações originárias da África. No ano de 660, Maomé e seus seguidores conquistaram povos de leste á oeste dessa península, levando consigo o islamismo.
Os povos do norte da áfrica ( Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos) eram conhecidos como berberes e sofreram influência dos árabes desde o séc. VII. Berbere é um nome também dado á povos nômades, que viviam nos desertos, como os aze negues e tuaregues. O deserto do Saara é uma região habitada por uma variedade de povos nômades que conhecem muito bem essa área. O camelo começou a ser usado como meio de transporte desses povos mais frequentemente no séc. IV.
Os comerciantes tuaregues ligavam toda a região do Sahel ao norte islamizado da África, sendo eles os principais