História da Africa
Resumo dos 3 primeiros capítulos do livro África e Brasil Africano de Marina de Melo e Souza
Capítulo 1 - A África e seus habitantes -Retrato físico. O continente africano por toda sua extensão tem vários climas e terrenos. Que são divididos em mediterrâneo, deserto, sahel, savana e floresta, como na imagem a seguir. Mediterrâneo: são vegetações de com árvores pequenas e com regiões descampadas. Sahel: são regiões próximas aos desertos e apresentam um clima seco e uma vegetação rasteira. Savanas: as savanas do continente africano são de vegetação rasteira. Nessas regiões também há grande criação de gado. Florestas: são regiões muito húmidas e de vegetação muito densa. Deserto: são regiões muito secas, com águas somente em alguns pontos específicos como oásis. São dois no continente, o maior do planeta chamado Saara (que divide o continente em saariano e subsaariano) que fica no norte e o Calahari, que é menor e fica no sul do continente. No Saara há uma variedade de povos nômades conhecidos como berberes. Outra característica muito importante são os rios presentes pelo continente como o Nilo (que é conhecido pela sua fertilidade no delta, onde ele desagua no mar), o Níger e o Senegal que são os principais meios de comunicação entre os povos.
-Entre o Saara e o Atlântico O Oceano Atlântico e o Deserto do Saara foram uma das principais rotas de comércio no Continente africano, como na imagem a seguir. Essas rotas eram utilizadas para facilitar o transporte de mercadorias entre as principais cidades, elas eram estratégicas para chegarem em grandes feiras que ocorriam em cidades como Tombucto. As rotas do Oceano Atlântico vinham principalmente da Europa.
- Grupos Linguísticos da África Os troncos linguísticos presentes no Continente Africano são quatro: Afro-asiático; Níger-congo;