Monografia Achatina fulica
BRUNO SPENA KOEHLER
DANIELA JENSEN EYNG
GABRIELA PRINCIVAL MARQUES
ISABELA ROGOSKI PERES
MATHEUS DOS ANJOS MARGUERITTE
Espécie Invasora de
Caramujo Africano - Achatina fulica
Relatório apresentado à disciplina De Metodologia Científica da Universidade Federal do Paraná, do curso de Ciências Biológicas.
Professora: Eunice
Curitiba, 04 junho de 2014
Definição da estratégia de busca:
Palavras-chaves utilizadas:
“Achatina fulica”
“Espécie invasora”
Bases de dados consultadas:
Bases de Dados
Nº de Trabalhos Encontrados
N° de trabalhos após remoção das duplicatas pelo endnote
N° de trabalhos usados na introdução
Lilacs
30
30
1
Pubmed
363
363
0
Scielo
28
15
4
Scorpus
571
360
0
Total
992
768
5
1. Resumo O caramujo Achatina fulica é proveniente da África e foi disseminado por todo o planeta, transformando-se em uma praga. Ele se reproduz rapidamente pela sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e pode causar danos à saúde, às plantações e aos ecossistemas em que se encontra.
No Brasil, o Achatina fulica compete com a fauna nativa e possui poucos predadores, facilitando sua dispersão. A entrada dessa espécie invasora em nosso país é decorrente da ação indireta e direta do homem. Dessa forma, levando em conta sua alimentação, reprodução e seu habitat, estudos devem ser constantemente realizados, visando realizar medidas de educação para população e o controle desse caramujo.
2. Introdução
Achatina fulica é um caramujo originário da África, ou seja, um molusco que habita locais de clima tropical e ambiente terrestre. Possui peso relativamente baixo, em torno de duzentos gramas, e pode chegar até quinze centímetros de comprimento (2). Foi disseminado pelo mundo através dos seres humanos e introduzida no Brasil a partir de 1990 – onde o Achatina fulica possui medidas menores das que pode atingir (2).
O caramujo, que é típico do continente africano, é hermafrodita, ou seja, possui os dois sexos em seu corpo. Sua reprodução se torna