rede
PERCEPÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE
TRANSGÊNICOS: CONCEPÇÕES QUE INFLUENCIAM NA TOMADA DE DECISÕES
(Perception of knowledge of students at secondary school about transgenic organisms: conceptions that influence on decision making)
Aline Furtuozo de Souza [alinefurtuozo@yahoo.com.br]
Gilmar Beserra de Farias [gilmarfarias@br.inter.net]
Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória – Núcleo de Biologia
Resumo
Temas polêmicos como a utilização de organismos transgênicos para a alimentação passaram a ser discutidos na escola e, aparentemente, os alunos não possuem uma compreensão sobre esse tema que ultrapasse o senso comum. O objetivo desse artigo foi o de investigar se há o uso do conhecimento escolar formal de Biologia para embasar as decisões de alunos sobre a utilização dos organismos transgênicos para fins de alimentação. Os dados foram obtidos por meio de uma questão aberta aplicada a alunos do Ensino Médio, em uma escola pública do município de Vitória de Santo Antão (Pernambuco, Brasil). A questão indagava sobre a suposta decisão de escolher entre consumir ou não alimentos transgênicos na merenda escolar. O instrumento de análise qualitativa utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados demonstraram que os alunos não conseguiram justificar suas respostas utilizando informações baseadas no conhecimento científico formal. Palavras-chave: transgênicos; discurso do sujeito coletivo; Ensino Médio.
Abstract
Polemic topics such as the utilization of transgenic organisms as food resources have been debated at school but, apparently, students do not have a comprehension on this issue beyond the common sense. The aim of this research was to investigate if the students make any use of formal school knowledge on Biology as a basis for decision making about the use of transgenic organisms as food. Research data was obtained