ANÁLISE DO TEXTO “INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ÁFRICA”
Nicolas Dalmedico1
Resumo
Este trabalho apresenta os elementos que mais merecem atenção no texto ‘Introdução à História da África’, escrito por Elisa Larkin Nascimento. São levantadas questões sobre a definição atual de ‘raça’ e a origem desse termo, a situação dos descendentes africanos no Brasil e como foi a diáspora da África até o Brasil, a importância que o povo africano teve na formação da sociedade brasileira atual e o seu papel na formação do mundo moderno.
Palavras chave: Africanidade. Diáspora. Cultura africana. Conceito de raça.
1. Introdução
Elisa Larkin Nascimento é doutora em psicologia pela USP e mestre em direito e em ciências sociais pela Universidade do Estado de Nova Iorque. Co-fundadora e atual diretora presidente do IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, idealizou e organizou o curso “Sankofa: Conscientização da Cultura Afro-Brasileira” na PUC-SP e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ela é autoras de várias obras publicadas, dentra todas as suas obras, uma será o tema deste texto: seu texto “Introdução à História da África” publicado na sua coleção “Sankofa: Matrizes Africanas da Cultura Brasileira”. Este artigo tem o objetivo de analisar e sintetizar o texto de Nascimento bem como entender o impacto que este texto tem na formação de um caráter crítico em relação a situação do povo africano no Brasil.
2. Análise
A autora inicia seu texto pedindo para o leitor lembrar de como foi-lhe ensinado em aula a evolução da raça humana, apontando que a maioria dos livros tras o homem branco como sendo a ‘espécie atual’ de humano, colocando o negro como um ser ‘primitivo’, em seguida apresenta argumentos em relação ao verdadeiro berço da humanidade, a África, e do homem negro como o protagonista do desenvolvimento da civilização. Esses fatos não eram tidos como verdade até 1960, quando o homem branco era tido como principal desenvolvedor da