Resumo do Livro - Letramento um tema em três gêneros
CAPÍTULO 1: LETRAMENTO EM VERBETE: O QUE É LETRAMENTO?
Letramento é palavra recém-chegada ao vocabulário da Educação e da ciências linguísticas: é na segunda metade dos anos 80 que ela surge no discurso dessas áreas.
Se a palavra letramento causa estranheza a muitos, outras palavras do mesmo campo semântico sempre nos foram familiares: analfabetismo, analfabeto, alfabetizar, alfabetização, alfabetizado e, mesmo letrado e iletrado. A palavra letramento não é registrada no dicionário Aurélio, aparece apenas em dicionários do século passado, por isso é caracterizada como palavra antiga.
A palavra letramento vem da palavra da língua inglesa LITERACY. Etimologicamente a palavra literacy vem do latim littera (letra), com o sufixo cy, que denota qualidade, condição, estado, fato de ser. Literacy é o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever. É esse, pois o sentido que tem letramento, a palavra que criamos traduzindo ao “pé da letra” o inglês literacy. Letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever.
Um individuo pode não saber ler e escrever, isto é, ser analfabeto, mas ser, de certa forma, letrado, da mesma forma, a criança que ainda não se alfabetizou, mas já folheia livros, finge lê-los, brinca de escrever, ouve histórias que lhes são lidas, está rodeada de material escrito, essa criança, mesmo sendo de certa forma “analfabeta”, já entrou no mundo do letramento, já é de certa forma letrada. Portanto pode-se concluir que a palavra letramento surgiu devido às transformações sociais em curso, acarretando novas perspectivas, sendo assim o letramento ultrapassa a questão do ato de ler e de escrever.
CAPÍTULO 2: LETRAMENTO EM TEXTO DIDÁTICO: O QUE É LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO.
De acordo com as definições que encontramos no