Ficha
Dentro dos atuais contextos organizacionais da administração, os níveis hierárquicos são a principal forma de definição de escopo das atividades, interesses e estratégias da instituição. No qual os administradores são definidos em três níveis:
Estratégico
O nível mais elevado, onde engloba presidentes, diretores e outros gestores de alta patente, que tem como objetivo decidir objetivos globais para a empresa,
Tático
Gerentes definidos por área, responsáveis pela implementação de decisões estratégicas definidas no nível acima.
Operacional
O nível no qual os administradores devem extrair toda potencialidade dos colaboradores através de ferramentas administrativas que lhe são disponibilizadas, aprimorando e desenvolvendo talentos para um objetivo coletivo. (Supervisores, Chefes de Equipes, etc)
As áreas funcionais da organização
As empresas estão divididas em áreas funcionais, cada uma com um foco especifico visando o melhor resultado na elaboração do serviço realizado pela mesma. Cada setor tem suas especializações, gestores responsáveis . As áreas mais comuns são: Produção, Comercial, Marketing, Recursos Humanos, Finanças. As áreas funcionais são definidas pela necessidade de cada organização dependendo de seu tamanho, objetivo e segmento.
Área Funcionais Fim
Englobam as funções e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação de recursos em produtos e de sua colocação no mercado. Podem pertencer a esta categoria as seguintes áreas funcionais:
• Marketing: é a função relativa à identificação das necessidades de mercado, bem como à colocação dos produtos e serviços junto aos consumidores.
• Produção: é a função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado.
Áreas Funcionais Meio
Congregam as funções e atividades que proporcionam os meios para que haja a transformação de recursos em produtos e serviços e sua colocação no mercado.
Podem ser