Letramento e a relação entre lingua e poder
Relação entre Língua e Poder A principal relação entre língua e poder é de fato a forma de vincular, esta língua, formando discursos, quando esses bem articulados, geram poder de convencimento e ate mesmo controle ideológico, e essa ligação, se articula diferentes âmbitos sociais.
Aline Capelão ao fazer uma redação sobre a relação língua e poder para o site voceprofessor.com.br, ela fala do tema, como um modo de controle social, e da um exemplo quanto a Revolução Francesa, os pensadores com os ideais de “Liberdade, igualdade e Fraternidade” uma voz de comando, exercendo uma força de coesão tão grande que modificou o poder vigente. Ela diz: “Língua e poder estão diretamente interligados ao contexto social de uma nação devido a duas razoes. A primeira razão deve-se ao fato de que a língua é utilizada como instrumento de domínio pela classe dominante que detém o poder, pois, através do bom discurso, as pessoas têm a possibilidade de impor seus interesses e fazer com que os dominados sigam o que lhes é dito. Segundo dados históricos, na revolução francesa, com a ascensão da burguesia ao poder econômico, político e social, a língua predominante deixou de ser aristocrata para tornar língua padrão a língua usada pelos burgueses. A partir daí, a sociedade daquela época teve de se adaptar as novas regras.”
A segunda razão na qual língua e poder estão diretamente ligados, que a Aline sita em seu texto, é quanto à retenção do poder da língua nas diferentes classes sociais, onde aqueles que estão nas camadas altas, detém o domínio da linguagem culta, pelo acesso a um elevado nível de conhecimento, quanto que as camadas menos abastadas, por não terem acesso ou ate mesmo tendo mas de modo precário a