Resumo do Livro Feliz Ano Velho
A trama é bem familiar para leitores com mais de 30 anos, mas muitos leitores mais jovens já conhecem bem essa obra também, já que o enredo apresenta contextos inerentes a história da grande maioria da juventude brasileira, com seus amores, aventuras, lutas, desespero, tristeza e paixão. O livro foi lançado em 1982, mas até hoje mantém um contexto livre e rico de uma linguagem capaz de atrair até os leitores menos coloquiais.
Durante uma viagem com amigos, Marcelo dá um mergulho em um lago sem antes constatar sua profundidade e ao se chocar com uma rocha, uma vértebra se quebra e ele se vê afundando, sem poder emergir. Amigos tentam ajudá-lo, mas ao salvá-lo, a situação se agrava, pois danificam mais ainda sua coluna ao retirá-lo da água. Levado diretamente ao hospital, sua vida se transforma radicalmente. O que poderia ser um grande Natal (o acidente ocorreu a poucos dias da data) ou uma virada de ano festiva, o feliz ano novo se transformou em outra coisa.
Tudo que um jovem de classe média alta poderia fazer no auge da forma física e psicológica, passa por um trauma gigantesco. Mesmo com amigos ao lado e com casos amorosos constantes, tudo mudou e a atividade constante de um rapaz cheio de vida, passa a ser contada por um homem em uma cadeira de rodas, que observa tudo a sua volta com um olhar diferenciado e passou a conviver com todos de uma maneira nada auto-suficiente. Por 12 meses de tratamento, indas e vindas em hospitais, Marcelo vai contando tudo