SOCIOLOGIA
INDUSTRIA CULTURAL E IDEOLOGIA
Nome: Amanda Sena
Nº 3 Série: 3ºA
Professora: Sandra
Taboão da Serra, SP.
INTRODUÇÃO
A Industria Cultural, como diz o nome, é uma sociedade industrializada, do tipo capitalista. A manipulação e os meios de comunicação de massa é considerada uma realidade do mundo contemporâneo. Nos últimos vinte anos, temos assistido a grandes alterações nos meios de comunicação e a uma grande revolução. Todo esse fluxo de conhecimento de notícias, de programas de entretenimento, produziu, sem dúvida, uma maior aproximação entre indivíduos e sociedades e colaborou para superar as tradicionais fronteiras que, em muitos casos, isolavam as sociedades, as classes e as culturas. Deste modo, tornou-se um fator decisivo de desenvolvimento material e de expansão da liberdade para as comunidades em geral assim como para os seus membros individuais.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A MASSIFICAÇÃO
Quando falamos da influencia da comunicação de massas sobre as crianças, referimo-nos essencialmente à televisão e, mais recentemente, à Internet. Nesse caso, ela tem três funções: informar, educar e distrair. E ela é muito criticada por causa da última função. A maioria das crianças, estão perturbadas e, em parte, deve-se ao excesso de tempo que passam em frente à televisão e a demasiada confiança que depositam na mesma. Elas acham que tudo o que a televisão diz é verdade e aí está o principal problema: como sabemos, a televisão “mente”. Mas como podem elas sabe-lo? Comparativamente as poucas verdades que diz, a televisão transmite às crianças uma variedade de informações falsas ou manipuladas, tanto sobre os próprios valores, como sobre fatos reais.
É função da mídia tender a enaltecer o elevado padrão de consumo da classe dominante, associando a isto a idéia de liberdade e de independência. Ou seja, difundindo o consumismo como uma "liberdade de escolha do indivíduo". Além disso, a massificação e a coisificação dos indivíduos,