O Romance Autobiográfico
Dedicamos este trabalho à Camila de Borba, amiga e companheira, que esteve presente em todos os momentos nos incentivando e apoiando.
Aos meus pais, Dolores e Luiz, por sempre me incentivarem, e à toda minha família, que direta ou indiretamente contribuiu para o sucesso deste trabalho.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos em primeiro lugar à Deus por se fazer presente em todos os momentos da vida;
Aos meus pais Dolores e Luiz, e aos meus irmãos Karine, Aldrin e Sandra, pela paciência, dedicação e incentivo, e por acreditarem em mim até mesmo quando eu não acreditava mais;
Ao meu sobrinho Brian, que pelo simples fato de existir, me motiva, me alegra e me da inspiração e força para sempre seguir em frente;
À Professora Cybelle Crane, pela dedicação em suas orientações prestadas na elaboração deste trabalho, nos incentivando e contribuindo para o bom desenvolvimento do mesmo;
A todos os amigos, em especial a Karla, Camila e Ana, pela amizade, confiança e incentivo;
A todos os professores e amigos desta turma de Letras 2010, que foram para nós como parte da família durante todo este período em que estivemos juntos.
“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem, e que seus planos nunca vão dar certo, e que você nunca vai ser alguém...”
(Renato Russo)
RESUMO
O romance autobiográfico se tornou tendência na Literatura Contemporânea. Basta olhar nas livrarias para perceber o sucesso desta forma literária.
Com um estudo principalmente em relação aos conceitos da Autobiografia, baseados em alguns pensadores, como Lejeune, e por meio da análise da obra Feliz Ano Velho, do escritor Marcelo Rubens Paiva, se verificará as características do romance autobiográfico e sua posição de destaque na Literatura Contemporânea.
Feliz Ano Velho é considerado um Best-Seller,