gente feliz com lágrimas
Leitura
‘Gente Feliz Com Lágrimas’ –
João de Melo
Índice:
Biografia do autor;
Resumo do livro;
Opinião do livro.
Biografia do autor:
João de Melo nasceu há 57 anos na Achadinha, localidade da ilha de S. Miguel, nos Açores.
Em 1960 deixou a sua terra natal para prosseguir os estudos em Lisboa. Licencia-se em Filologia
Romântica, pela Faculdade de Letras em Lisboa.
Inicia, então, a sua carreira de professor do ensino secundário. Para além de professor, João de Melo exerceu as funções de editor e de crítico literário.
João de Melo iniciou a sua actividade literária, em 1975, com o livro ‘Histórias da Residência’. Ao longo da sua vida de escritor escreveu várias obras não só de ficção, mas também alguns ensaios e crónicas. Foi através do romance ‘ Gente Feliz Com Lágrimas’ que mais se notabilizou.
Resumo do livro:
A história de Nuno e da sua família.
Nuno é açoriano e o quarto filho.
Pertencia a uma família onde as crianças nascem a um ritmo acelerado ‘roubando’ aos irmãos mais velhos a infância e a pouca ternura que os pais lhe dispensavam. Maria Amélia, Luís e Nuno contam-nos a infância dura que tiveram.
O pai era violentíssimo e duro, que espancava os filhos. A mãe era uma mulher que era desligada dos inúmeros filhos que lhe iam crescendo no ventre.
Os filhos trabalhavam na quinta e as filhas geriam a casa. … continuação …
Maria Amélia: era a primogénita; com 4 ou 5 anos já tomava conta dos irmãos que iam nascendo, cozinhava e geria a casa; nos intervalos dessas tarefas levava pancada da mãe se se distraia nalguma fantasia de criança; entrou num convento em Lisboa; acabou por ser expulsa do convento e tornou-se enfermeira. Luís: era um rapaz de bom coração que tentava proteger os irmãos travando a violência do pai;
Luís voluntariou-se para a tropa acabando por ser enviado para a guerra na Guiné.
Nuno: nasceu pequenino e cresceu frágil e magro; foi sempre perseguido