Indivíduos Estados e sociedade
A relação Estado e Sociedade brasileira, vem sendo construída com a história e do resultado dos conflitos, dos interesses, das interações e dos sonhos. Tratar dessa relação e falar sobre o poder e a vida gregária, como se organizar e como assegurar a sobrevivência da espécie humana em nossa casa, a Terra, garantindo a um maior numero de pessoas o acesso aos recursos básicos que lhes possibilitem viver com dignidade.
Uma breve retrospectiva da relação dialética, Estado e Sociedade, na perspectiva do poder, mostra-nos como ela moldou a historia da sociedade brasileira, passamos de colônia a país independente, sobrevivemos a guerras internas e invasões, participamos de guerras mundiais, declaramos que todos os humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, criamos doenças e inventamos vacinas, geramos o efeito estufa, comprometemos a biosfera, lutamos contra as mudanças do clima; fomos fundamentalistas, praticamos a tolerância, concentramos renda, lutamos contra as injustiças sociais.
O Brasil por ser um país continental, tem muitas diversidades religiosas, físicas, culturais, sociais, destaco dois grupos sociais que ainda tem muita dificuldade de se inserirem na sociedade como um todo, os negros e índios, que no atual governo tem o apoio, como por exemplo, as cotas para se ingressarem em universidades, é um avanço, mas ainda precisamos melhorar muito na questão de discriminação.
Temos vários tipos de discriminação, territorial, cor de pele, religiosa, portadores de deficiência, características pessoais, etc.
Observem que essas interações continuam acontecendo: os conflitos de interesses e os convívios. Logo, a relação Estado e Sociedade é marcada historicamente por tudo o que construímos no agora por nossas decisões, valores e visão de mundo.
Também construímos quando somos indiferentes ou omissos ou, ainda, quando estamos alheios a realidade. Quando achamos natural vermos crianças nas esquinas mendigando ou se