ancilostomose
Sintomas
As larvas penetram na pele causando prurido, vermelhidão e edema.
Ao passar pelos pulmões podem causar febre, tosse e hemorragia.
Quando atingem o intestino provocam dor abdominal, perda de apetite, náusea, vômitos e fezes com rajadas de sangue.
Pode ocorrer anemia, pois os vermes aderem a mucosa intestinal e se alimentam do sangue do hospedeiro causando fraqueza, palidez, desânimo e perda de peso.
Em crianças pode trazer dificuldade de aprendizado na escola e em mulheres grávidas pode afetar o embrião
Fonte: www.mundoeducacao.com
Tratamento
A doença deve ser evitada com medidas sanitárias e educativas, mas uma vez instalado o quadro, o tratamento é a base de vermífugos para eliminar o verme, alimentação balanceada para repor o ferro perdido e manutenção das condições de higiene para evitar novo contágio.
Fonte: www.infoescola.com
Prevenções
Educação sanitária Serviços de engenharia sanitária (construções de moradias higiênicas) Evitar por completo adubação com fezes humanas. Não andar descalço Alimentação adequada, rica em proteínas, sais minerais, vitaminas e hidrato de carbono Tratamento dos doentes (repetido do intervalo de 6 meses) Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/ancilostomose/
Quem causa: Ancilostomídeos das espécies Ancylostoma duodenale e necator americanus. Os vermes adultos alcançam aproximadamente um centímetro de comprimento sendo que as fêmeas são um pouco maiores que os machos. Possuem corpo cilíndrico, rígido e somente afilado nas extremidades.
Ciclo:
1-larvas penetram ativamente através da pele, atingem a circulação e executam uma viagem semelhante àquela realizada pelas larvas da lombriga, migrando do coração para os alvélos olos pulmonares. 2- Dos alvéolos, seguem para os brônquios, traquéia, laringe, faringe, esôfago, estômago e intestino delagado, local em que se transformam em