Ancilostomose
[pic]
Ancilostomose
O QUE É:
A ancilostomose, também conhecida por amarelão, é uma doença causada por vermes nematódeos. As formas adultas desses parasitas se instalam no aparelho digestivo dos seres humanos, onde se fixam na porção que compreende o intestino delgado, nutrindo-se de sangue do hospedeiro e causando anemia.
PRINCIPAIS CARACTERISTÍCAS:
Pequeno verme do filo dos nematelmintos que entra no organismo humano, e no de alguns outros animais, pela pele. Os ancilóstomos (Ancylostoma duodenale) vivem como parasitas nos intestinos, sugando sangue e líquidos dos tecidos.
[pic]
CICLO DE VIDA:
A larva assim originada denomina-se rabditóide. Abandona a casca do ovo, passando a ter vida livre no solo. Depois de uma semana, em média, transforma-se numa larva que pode penetrar através da pele do homem, denominada larva filarióide infestante.
Quando os indivíduos andam descalços nestas áreas, as larvas filarióides penetram na pele, migram para os capilares linfáticos da derme e, em seguida, passam para os capilares sanguíneos, sendo levadas pela circulação até o coração e, finalmente, aos pulmões.
Depois, perfuram os capilares pulmonares e a parede dos alvéolos, migram pelos bronquíolos e chegam à faringe. Em seguida, descem pelo esôfago e alcançam o intestino delgado, onde se tornam adultas.
Outra contaminação é pela larva filarióide encistada (pode ocorrer o encistamento da larva no solo) a qual, se é ingerida oralmente, alcança o estado adulto no intestino delgado, sem percorrer os caminhos descritos anteriormente.
[pic]
COMO SE CONTRAI A DOENÇA:
Muitas pessoas contraem a ancilostomose, quando andam descalças em solo infestado por vermes novos. É possível infectar-se com os ovos dos vermes ao ingerir água e alimentos contaminados.
DIAGNÓSTICO:
Os primeiros sintomas da infecção são: palidez, desânimo, dificuldade de