Criação e Implantação de um Sistema Web Service
Criação e Implantação de um Sistema Web Service
Marcelo Kelle Carvalho da Silva
Coordenação do Curso de Ciência da Computação
Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT
Av. dos Expedicionários, Nr. 790, Campus Universitário
Teresina/PI, Brasil, 64046-700
Resumo—Este trabalho contém especificações do que é um Web Service, bem como as vantagens, desvantagens e porque utilizamo-los. Aborda também quais as tecnologias utilizadas, assim como SOAP1 que se baseia em XML2 para a troca de mensagens entre aplicações Web Service e Web Cliente. Este artigo contém também uma breve demonstração prática de como criar e implantar um sistema Web.
Palavras-chave—Sistemas Distribuídos; Web Service e
Web Cliente; Especificação de XML; Protocos SOAP,
WSDL e UDDI.
I. I NTRODUÇÃO
tradicionais assim como o CORBA5 e DCOM6 por exemplo. No decorrer do ano de 2001, o W3C publicou a especificação WSDL7 . Uma nova implementação do XML, este padrão forneceu uma linguagem para descrever a interface dos web services. Posteriormente suplementada pela especificação UDDI8 , que proporcionou um mecanismo padrão para a descoberta dinâmica de descrições de serviços, a primeira geração da plataforma de Web services foi estabelecida [1].
Na Figura 1 é apresentado um breve esquema de como funcionava a relação entre estes padrões.
E então, desde o surgimento e a fomentação do
Web Service, o mesmo foi adotado por vendedores e fabricantes num ritmo bem considerável, pois a importância desta plataforma e de princípios de projetos orientados a serviço da um grande, amplo, suporte a indústria.
Muitas pessoas consideram que os Web Services corrigem um grande problema da informática: a falta de integração de sistemas [3].
O Web Service é um tipo de tecnologia que vem a cada dia sendo mais utilizada pelas pessoas, tanto para fins financeiros ou não, isso devido a sua portabilidade, mobilidade e segurança. Mas antes de entrarmos em um conceito mais