Socket main
1
http://www.guj.com.br
Web Services em Java com Axis - Teoria e Prática
Agostinho Campos Neto
Veja na teoria o que são Web Services e como aplicá-los na prática.
Introdução
Teoria e definições
A Internet evoluiu muito desde o seu surgimento, no início a tecnologia permitia apenas que alguém se conectasse a uma página e baixasse seu conteúdo para um navegador. Hoje em dia é possível transferir imensos fluxos de mídia através da rede. As últimas criações de maior impacto na rede (além do Gmail, claro) que estão recebendo toda a atenção é a linguagem XML e os Web Services (WS).
Os Web Services é uma tecnologia que tem por objetivo integrar sistemas distintos através da Internet usando protocolos padronizados que garantem a independência de plataforma e de linguagem de programação em que esses sistemas foram escritos. Assim, é possível disponibilizar uma coleção de métodos em um servidor remoto e permitir que sejam acessados por programas clientes.
XML é uma linguagem semelhante ao HTML. A diferença é que ela é usada para definir e armazenar dados, enquanto HTML serve para exibir. Na prática, XML serve para a troca de dados entre programas diferentes. XML está fora do escopo do artigo (veja mais no quadro abaixo).
Todo o sucesso e aceitação dos Web Services está justamente na sua padronização, onde programas escritos em linguagens diferentes podem fazer o intercambio de dados. Tenha em mente que os WS são uma opção para a criação de aplicações distribuídas na Internet. WS é uma forma de tentar distribuir serviços na rede. Existem modelos outras formas de se criar aplicativos distribuídos, (como CORBA) mas que não é tão que é muito mais complicado de se trabalhar.
Atenção: recentemente surgiu a Arquitetura Orientada a Serviços (AOS) que é uma maneira de se projetar e criar sistemas empresariais distribuídos oferecendo serviços e os WS são uma opção tecnológica para se programar esse aplicativos. Não confunda WS