Resenha do artigo: "identidade e cidadania: a cultura cívica no contexto de uma nova relação entre sociedade civil, indivíduos e estado"
No ano de 1999 foi publicado no Caderno de Estudos Sociais um periódico que discute a identidade e a cidadania no contexto da nova democracia, no qual o autor aborda como a identidade, a cultura, o pluralismo, a solidariedade estão sendo consolidadas no recente modelo estatal.
DESENVOLVIMENTO
O presente artigo se divide em três partes, em que na primeira parte é feita uma análise da sociedade civil e o cenário que se encontra, a segunda parte relaciona a identidade com o Estado-sociedade civil e a terceira parte mostra como a cultura cívica, solidariedade e pluralismo estão presentes na redefinição de cidadania, seguido das considerações finais do autor.
A primeira parte mostra a sociedade civil como um “cenário de cenários”, que diz que dentro desta associação há vários grupos de organização, que podem estar dentro da legalidade ou não. O autor ainda mostra que a sociedade civil é um cenário em que experimenta-se formas de vida social e é lugar de visões diferentes e contrapostas. Finaliza-se a primeira parte falando da crise da sociedade civil, certificada pelo desejo na formação de novos líderes e novas formas de participação.
No segundo momento discute-se a identidade na relação Estado-sociedade civil, pois as questões identitárias se fazem cada vez mais presentes na política estatal. O Estado transforma-se num destinatário de ressentimentos generalizado, em que os desacordos entre a subjetividade estatal e individual são regulados pela cidadania. Analisa-se também a problemática de preservar a individualidade e ao mesmo tempo manter o bem coletivo pelo princípio igualitário da cidadania. O autor finaliza o tópico dizendo que há uma interdependência entre identidade e diferença, em que a diferença não faz o mal que muitos esperam, e a igualdade não representa uma solução para todos os problemas.
Na terceira e última parte o autor mostra como a cultura cívica, solidariedade e pluralismo estão presentes na redefinição de cidadania, em que na