Artigo
1 - Formas de controle de estoque sugeridas:
1º Modelo proposto: Todos os produtos que entrassem no depósito iriam receber uma etiqueta colorida referente ao mês de validade. Para isso uma tabela seria afixada no depósito, contendo as cores e os respectivos meses para a identificação ágil de cada produto, essa identificação ajudará os repositores no despache de mercadorias mais antigas.
2º Modelo proposto: Seria um quadro de programação e espera preenchido pelos repositores que trará flexibilidade e uma visão ampla e clara do depósito. Este quadro deverá ser afixado próximo à área de administração, região central do depósito, para que os funcionários tenham fácil acesso. Serão usadas cores distintas e sugestivas de cartões na cor vermelha para indicar falta de mercadoria, amarela para nível baixo de estoque, e azul para excesso de mercadoria.
2 - Organização dos espaços de armazenagem:
A estrutura proposta para armazenagem seria o porta-palets convencional, para quando houvesse seletividade nos carregamentos.
As estantes pensadas possuem as alturas de prateleiras ajustáveis e espaçamento variável, obtendo dessa maneira a utilização máxima de cada prateleira.
Os produtos mais leves e menores serão colocados na parte superior, os mais leves e mais volumosos na parte intermediária e os mais pesados na parte de baixo, tudo aliado com o grau de giro dos produtos, os de maior giro ficarão nas partes de mais fácil acesso para os repositores.
Para os produtos menores como utensílios de cozinha, higiene e limpeza, caixas empilháveis deverão ser utilizadas para itens soltos. As caixas serão dimensionadas com base no tamanho e quantidade de itens.
Outra proposta seria a estrutura de prateleiras com níveis, o que possibilitará a montagem de mais de um nível, com pisos intermediários. Para armazenagem de itens leves, manuseáveis sem a ajuda de qualquer equipamento.
3 -