ciencias
Podemos definir Movimento social como uma expressão usada para denominar organizações estruturadas, com o objetivo de criar formas de associação entre pessoas e entidades que tenham interesse em comum, para a defesa ou promoção de certos interesses perante a sociedade. Os movimentos sociais são iniciativas de caráter popular, cuja ação social é orientada a fim de obter transformações políticas e econômicas.
Historicamente os movimentos sociais estão associados a grandes acontecimentos: a luta pela independência das nações, a emancipação dos trabalhadores, insurreições socialistas ou comunistas, ações pela reforma agrária e a emancipação dos trabalhadores e revoluções culturais. Podemos também perceber que os movimentos sociais têm contribuído muito para uma melhor organização e conscientização da sociedade; apresentando uma reflexão a partir da própria experiência, apontando como horizonte a construção de uma nova sociedade. Lutam pelo reconhecimento da diversidade cultural, resgatando os ideais clássicos de igualdade, fraternidade e liberdade.
Os movimentos sociais adquirem também um caráter educativo e aprendizagem para seus protagonistas. Atual redefinindo a esfera pública, realizando parcerias com outras instituições da sociedade civil, adquirindo poder de controle social, podendo portanto virem a ser matriz geradora de saberes.
Atualmente os movimentos são distintos daqueles ocorridos no século xix e no século XX como os movimentos que surgiram nos Estados Unidos nos anos 1960, contra as guerras e os movimentos estudantis dentre outros, na América Latina, em especial no Brasil, os atuais movimentos são distintos dos acontecidos na fase do governo populista. Diferentes também dos movimentos ocorridos na década de 1970 e 1980 que reivindicavam por melhorias urbanas, articulados com pastorais, grupos políticos de oposição ao regimento militar. Naquela época a luta era para se te direitos.
A atualidade mostra uma nova ordem social e