gente feliz com lagrimas
Julho /Agosto
JOÃO DE MELO
Biografia
João de Melo nasceu há 57 anos na Achadinha, localidade da ilha de São Miguel, nos Açores. Em 1960 deixou a sua terra natal para prosseguir os estudos em Lisboa. Participou na Guerra Colonial, enquanto furriel enfermeiro, tendo estado mobilizado em Angola, entre 1971 e 1974 . Após o regresso da guerra retoma os estudos e
licencia-se em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Inicia, então, uma carreira de professor do ensino secundário. Para além de professor, João de Melo exerceu, ainda, as funções de editor e de crítico literário. Actualmente, e desde 2001, é Conselheiro dos Assuntos Culturais na Embaixada Portuguesa em Madrid.
João de Melo iniciou a sua actividade literária, em 1975, com o livro Histórias da Resistência. Ao longo da sua vida de escritor escreveu várias obras não só de ficção, mas também alguns ensaios e crónicas. Foi através do romance Gente feliz com lágrimas que mais se notabilizou, uma vez que o romance foi distinguido com diversos galardões (Grande Prémio do Romance e Novela da A.P.E, com o Prémio Eça de Queirós da Cidade de Lisboa, Prémio Cristóvão Colombo das Cidades Capitais Ibero-Americanas e Prémio Fernando Namora, atribuído pela Antena 1). Recentemente foi editado pela Dom Quixote o seu novo romance O Mar de Madrid.
OBRA
» Poesia
1980 - Navegação da Terra
» Ficção narrativa
1975 - Histórias da Resistência
1977 - A memória de Ver Matar e Morrer
1983 - O Meu Mundo Não é Deste Reino
1984 - Autópsia de um Mar de Ruínas
1987 - Entre Pássaro e Anjo
1988 - Gente Feliz com