Intertextualidade - Análise do Livro "Feliz Ano Velho," de Marcelo Rubens Paiva.
Baseado no livro (e na história real) do escritor Marcelo Rubens Paiva. A trama fala de Mário (Marcos Breda), um jovem estudante que dá adeus à sua adolescência ao mergulhar e bater a cabeça em uma pedra no fundo de um lago tornando-se tetraplégico. Preso à sua cadeira de rodas, o que parecia difícil fica pior e o rapaz, diante do que parecia o fim, começa a reviver e resgatar momentos importantes de seu passado, até descobrir uma nova força em sua vida.
FELIZ ANO VELHO, uma história verídica do escritor Marcelo Rubens Paiva, onde ele, jovem de classe média, com aquela vontade de viver sofre um acidente besta: bêbado, se jogar em um lago raso! Pronto, era o fim, uma vértebra quebrada e seu corpo não responde,sua rotina passa a ser um tédio, uma cama de hospital, meses se passam e ele vai para uma cadeira de rodas. Mas isso serviu e muito para Marcelo, pois ele revive e resgata momentos importantes de seu passado, até descobrir uma força em sua vida!
AUTOR
O escritor, dramaturgo e jornalista Marcelo Rubens Paiva nasceu em São Paulo, em 1959. Formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, freqüentou o mestrado de Teoria Literária da Unicamp e o King Fellow Program da Universidade de Stanford, Califórnia. Feliz Ano Velho (1982) é seu romance de estréia. Além deste, o escritor publicou 5 romances: Blecaute (1986), Ua:brari (1990), Bala na Agulha (1992) e Não És Tu, Brasil (1996) e Malu de Bicicleta. Todos serão relançados pela Objetiva.
Marcelo Rubens Paiva foi traduzido para o inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e tcheco. Suas crônicas e contos foram reunidos nos livros. As Fêmeas (1994) e O Homem Que Conhecia as Mulheres (2006). Como dramaturgo, escreveu: 525 Linhas (1989); O Predador Entra na Sala (1997); Da Boca pra Fora – E Aí, Comeu? (1999, Prêmio Shell); Mais-Que-Imperfeito (2000); As Mentiras que os Homens Contam (2001); Closet Show (2001) e No Retrovisor (2002).
Marcelo Rubens Paiva nasceu em 1959 em São Paulo, filho de