Resumo do filme batismo de sangue
Inconformados com essa situação, grupos de esquerda, que haviam sido levados à clandestinidade, partiram para o confronto e implantaram no país um movimento guerrilheiro que tinha como objetivo derrubar os militares do poder. Em contrapartida, o regime endureceu ainda mais a perseguição aos opositores, mergulhando o país num período de trevas, no qual milhares de brasileiros foram presos e torturados até a morte, enquanto outras centenas desapareceram.
Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada, e são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio. Além de mostrar o envolvimento dos frades dominicanos, o filme um retrato, como fundo de pano, como era o dia-a-dia no período da ditadura militar, como as pessoas que lutavam ser organizavam. O que evidencia que apesar de toda a repressão existia uma organização muito forte e persistente.
Além de disso o filme apresenta como acontecia o processo de captura “dos subversivos”, a tortura, o interrogatório, que por muito tempo ficaram escondidos do grande público, trazendo a tona uma história que não pode ser esquecida.