Resumo filme batismo de sangue
O filme foi baseado em fatos reais e em um livro de Frei Betto, que conta a participação de frades na luta contra a ditadura militar nos anos 60. Os frades motivados pelos ideais cristãos apóiam a luta armada que tinha como líder o revolucionário Carlos Marighella.
Conforme aumenta seu envolvimento na revolução, eles acabam sendo perseguidos pelo os militares. Os quatros frades que apoiavam a revolução armada contra a ditadura foram capturados, torturados e obrigados a delatar os esquemas do grupo revolucionário.
Com um seqüestro de embaixador suíço, foi trocado a liberdade desse embaixador por a liberdade de alguns presos políticos, Frei Tito um dos frades presos e torturados, é libertado, e é enviado a França, como asilo político, e depois de algum tempo sendo torturado por lembranças das torturas sofridas, ele comete suicídio.
Entendimento:
O filme relata uma historia de tortura entre tantas que ocorreram no Brasil na década de 60 durante a ditadura militar, onde os militares faziam o que bem entendiam e eram acobertados pela a lei. O filme mostra por cima, os artifícios usados pelos militares da época para conseguirem uma confissão. Os revolucionários eram tratados como terroristas e muitos eram mortos durante as torturas. Em certa parte do filme é citado o DOI/CODI, que era um centro de tortura das forças armadas, que tinha como principal interesse combater e repreender qualquer tipo de ataque contra o governo, eles ficaram conhecidos pela perversidade que tratavam seus prisioneiros.
Apesar dessa luta pelo os direitos dos cidadãos, poucos realmente estavam interessados em defender os seus direitos e esses poucos lutavam e morriam por muitos, o filme retrata bem isso em cenas que há uma reportagem importante, a população estava preocupada com o milésimo gol de Pelé.
O filme me deixa a impressão que apesar de ser uma historia isolada, o passado não muito distante da época da ditadura, deixa marcas ate hoje, que o sistema só deixou de