Seminário Filme Batismo de Sangue
Introdução
O filme Batismo de Sangue aborda temas muito importantes para a história brasileira, mostrando o periodo ditatorial, deixando em evidência os crimes, a manipulação e a alienação que o governo ditador exercia sobre o povo.
Minibiografia do diretor
Helvécio Ratton é um diretor e produtor mineiro, nascido em Divinópolis, em 14 de maio de 1949. Militou em movimentos estudantis nos anos 70, quando se exilou no Chile, onde trabalhou em varias produções. De volta ao Brasil, estudou Psicologia na PUC de Minas Gerais e associou-se ao Grupo Novo de Cinema, dirigindo e produzindo filmes de longa e curta-metragem. Seu filme de estréia, “A Dança dos bonecos” de 1986, foi premiado em Brasília, em Gramado e em festivais da Itália, na Alemanha e em Portugal. Seu segundo longa foi “Menino maluquinho” de 1995, inspirado no personagem criado por Ziraldo. Em seguida, fundou a Quimera- Cinema & Vídeo, em sociedade com Simone Magalhães Matos, que produziu filmes e vídeos. Em 2002, dirigiu “Uma onda no ar”, vencedor de dez prêmios em festivais nos EUA, Europa e Brasil, e, em 2004, filmou “BATISMO DE SANGUE”, vencedor de dois troféus Candango no Festival de Brasília de 2006, melhor diretor e melhor fotografia.
Filmografia:
Como diretor:
O segredo dos diamantes
O mineiro e o queijo
Pequenas Histórias
Batismo de Sangue
Casamento de Iara
Procissão das Almas
Uma onda no ar
Amor & Cia
Menino maluquinho
A dança dos bonecos
Em nome da razão
Como roteirista:
O mineiro e o queijo
Pequenas histórias
Batismo de sangue
O casamento de Iata
Uma onda no ar
A dança dos bonecos
Como produtor:
Batismo de sangue
Noites do sertão
Fonte:http://www.filmeb.com.br/quemequem/html/QEQ_profissional.php?get_cd_profissional=PE195
Resumo do Filme
O filme retrata a ditadura no Brasil apartir de 1967 focando fatos vividos por frades dominicanos, que se juntaram na luta para combater o regime militar.
Os dominicanos, eram idealistas