RESUMO BATISMO DE SANGUE
Em 1964, os militares chegaram ao poder no Brasil através de um golpe de estado, implantando uma ditadura que durou até 1985.
Grupos de esquerdas inconformados com a situação estabelecida, partiram para o confronto e implantaram no país um movimento guerrilheiro , na qual tinham como objetivo derrubar os militares do poder. A partir desse momento surgiram as perseguições aos opositores ou seja ; o país mergulhou em um período obscuro , onde milhares de brasileiros foram presos e torturados até a morte e outras centenas desapareceram.
O filme “Batismo de Sangue” faz uma retrospectiva do que aconteceu de fato naquela época . Retrata a participação de frades dominicanos , que lutaram clandestinamente contra a ditadura militar. Movidos por ideais cristãos ,eles decidem apoiar a luta armada e são presos e torturados. Um deles ,frei Tito é bruscamente torturado e mandando para o exilio na França. Ele passa a ser assombrando por imagens dos seus carrascos e comete o suicídio .
Além disso, no filme existe a figura de um homem cujo nome era chamado de Marighela , que era o chefe dos guerrilheiros . E um dos motivos dos militares era matar esse homem.
Vale ressaltar que , apesar das cenas de torturas serem extremamente fortes , é interessante citar sobre a reunião da UNE (união nacional dos estudantes) não foram satisfatórias , pois em trechos do filme mostra-se o grupo entregando um dos frades , o frei Beto. Mostram que apoiavam a ditadura simplesmente por medo ou recompensas.
Portanto o filme da ênfase na questão da tortura , como era forte e violenta e como isso afetava a vida social tanto de homens como de mulheres , que eram espancadas e violentadas sexualmente.
E adentrando ao espaço da atualidade, especificamente no dia 15 de março de 2015 , onde populações mobilizaram-se e foram as ruas , pediam-se o retorno a intervenção do militarismo. São massas que não buscam conhecimentos do que foi exatamente a época da ditadura