Resumo do Construtivismo
Os conceitos mudam com o tempo, a terra que por muitos anos era considerada o centro do universo, teve sua tese destruída séculos mais tarde chegando até o conceito atual de que a terra na mais é do que uma pedra pequena que órbita no universo. A ideia de que o homem era considerado filho de Deus foi derrubada por Darwin e Freud, este último dizendo que o homem nem é o dono de sua consciência, O universo está sempre se movimentando. Na vida acontece a mesma coisa, pensava-se que as espécies eram criadas por Deus e essas mesmas espécies se conservavam no decorrer dos anos, porém hoje se sabe que as espécies atuais são bem diferentes dos q viveram a bilhões de anos atrás, entretanto são herdeiras das espécies do passado.
Hegel e Max expressam esse tal movimento de dialética que se refletem na filosofia e na sociologia, já Piaget traz essas idéias para psicologia, filosofia e epistemologia desenvolvendo assim uma nova ciência chamada epistemologia genética. Piaget vai mostrar que o meio social não consegue ensinar a um recém-nascido apesar de toda sua bagagem hereditária que traz, ou seja, o homem é um projeto a serem construídos, eles se constroem. O sujeito constrói seu próprio conhecimento com a vivência com o meio social, porém essa construção vai depender do estado do sujeito, se ele é sadio, bem alimentado e outros, sendo assim nas classes menos favorecidas é bem mais difícil se construir um conhecimento, do que nas classes mais elevadas.Max criou uma ideia de uma sociedade que se produz e reproduz, Piaget criou uma ideia de movimento do pensamento humano em cada indivíduo particular.
Construtivismo é uma teoria,uma ideia, um conhecimento que nunca está acabado e em nenhuma hipóteses é dada como algo terminado,é constituído pela interação do homem com o mundo e o meio social,é uma teoria que permite nos situarmos no mundo em que vivemos.Para Piaget o construtivismo é uma teoria que consegue interpretar uma forma de