Resumo do cap 4 do livro Ensinar a ensinar
A disciplina hoje é o maior desafio para a maioria dos professores no seu ambiente de trabalho, sendo objeto de constante alusão nos estudos e debates que envolvem os sistemas de ensino nos dias de hoje.
Segundo a autora, o termo disciplina é marcado pela sua polissemia, ou seja, podemos atribuir a ele vários sentidos que vão desde a designação de um ramo de conhecimento ou matéria de estudo até o de regra de conduta para fazer reinar a ordem em uma determinada coletividade e a obediência a essa regra. Vale relembrar inclusive que já na obra de Comenio "Didática Magma" no século XVII, já tinha um capítulo exclusivo destinado à questão da disciplina escolar em que o autor diz o seguinte provérbio " uma escola sem disciplina é um moinho sem água", então assim como para tirar a água do moinho ele para necessariamente, assim é uma escola sem disciplina, tudo afrouxa. Para ele a escola não precisa estar cheia de gritos, e pancadas para cobrar disciplina. Ela precisa de vigilância e atenção por parte dos professores e alunos. Comenio explica que a disciplina deve ser usada sem exorbitar, não se deve empregar uma disciplina severa no que se refere aos estudos e as letras, apenas nos aspectos ligados aos costumes, a disciplina nos estudos, tem que ser adequada para surtir um efeito atrativo onde todos sintam prazer de estar ali estudando.
Neste caso Comenio se refere a dois fenômenos bem conhecidos nos dias de hoje, o primeiro deles é a boa interação professor-aluno e o segundo é o modo como o professor trabalha em sala de aula, o conhecimento adquirido, planos de ensino que façam com que os alunos interajam em sala de aula e que sintam prazer em estar ali sem se sentir oprimido ou obrigado a estar ali, e principalmente que construa junto com o professor o seu conhecimento.
Neste trabalho vão ser apresentadas diversas concepções sobre disciplina e que foram formuladas pelos teóricos e práticos da educação, desde Comenio esclarecendo as raízes de alguns