MANUAL SOBREVIVENCIA UNIVERSITÁRIO
Curso de Direito
Manual de Sobrevivência Universitária.
Leitura, Interpretação e Produção de Textos I
Profª Msc.
Nome ____________________________, RA________
1º A
São João da Boa Vista
Março de 2013
O que é ser Universitário?
Ser universitário significa posicionar-se ideologicamente, ou seja, ser universitário é a ideia e ou consciência que se tem sobre os termos pessoais, políticos, acadêmicos, sociais e, consequentemente, éticos. E essa consciência deverá acompanhar o universitário sempre, mesmo depois de formado.
O universitário precisa ser autônomo na universidade, em outras palavras, precisa ir além do que se aprende na sala de aula e não culpar o professor pelo seu não aprendizado, afinal o professor tem o papel de “facilitador” e de “ensinar”.
Para Oliveira (2004, p. 17), “[...] ‘Ensinar’ não significa transmitir conhecimentos; significa, sim, orientar o estudante, apontando caminhos e criando condições que facilitem seu processo de construção de conhecimentos”.
Ou seja, “ensinar” não significa transferir conhecimentos e nem memorizar dados: significa principalmente aprender a aprender, desenvolver habilidades, ampliar a capacidade de raciocínio, crescer espiritualmente e construir conhecimentos.
É importante ressaltar que o processo de “facilitador” da aprendizagem do estudante, exercido pelo professor, não é uma tarefa muito fácil, facilitar engloba uma série de atos bastante complexos. Abaixo alguns atos complexos, dentre muitos existentes:
1. Oferecer um ambiente afetivo na sala de aula;
2. Ouvir o estudante;
3. Sugerir estratégias de aprendizagem;
4. Transmitir informações relevantes para construção de conhecimentos.
Desta forma poderá ser desenvolvido a habilidade, capacidade de raciocínio, crescer espiritualmente e construir conhecimentos, tornando o professor, um facilitador para o aluno.
Porém, desenvolva sua escrita e intensifique e varie suas leituras, como vale