O que e ser universitario
Para ser universitário, é necessário que tenha consciência sobre seu papel na universidade, na sociedade e principalmente sobre o papel que exercerá como profissional depois de formado.
O universitário precisa ser autônomo na universidade, em outras palavras, precisa ir além do que se aprende na sala de aula e não culpar o professor pelo seu não-aprendizado.
E o que o professor faz? Se ele não transfere conhecimentos, se ele não ensina nada ao estudante, se o estudante é o responsável pelo seu aprendizado, o que é que o professor faz? É lógico que o papel do professor é ensinar, mas é necessário ter clareza a respeito do que significa “ensinar”.
Para Oliveira (2004, p. 17), “[...] ‘Ensinar’ não significa transmitir conhecimentos; significa, sim, orientar o estudante, apontando caminhos e criando condições que facilitem seu processo de construção de conhecimentos”.
Assim, em outras palavras, o professor facilita o processo de aprendizagem do estudante, sendo uma tarefa não muito fácil, facilitar engloba uma série de atos bastante complexos. Facilitar o processo de aprendizagem é:
1. Oferecer um ambiente afetivo na sala de aula; 2. Ouvir o estudante; 3. Sugerir estratégias de aprendizagem; 4. Transmitir informações relevantes para construção de conhecimentos.
Desta forma poderá ser desenvolvido a habilidade, capacidade de raciocínio, crescer espiritualmente e construir conhecimentos, tornando o professor, um facilitador para o aluno.
“Facilitador” facilita o processo de aprendizagem do estudante, este é o papel em que o professor precisa exercer com os alunos, indicando livros, pesquisas entre outros.
É preciso que aluno tenha o hábito de leitura e que escreva muito bem, pois poderá ter mais chances de se destacar não só no ambiente acadêmico, mas também no profissional.
Porém, desenvolva sua escrita e intensifique e varie suas leituras, como vale este lembrete:
A insistência na quantidade de