Diversos
1.1 MODOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR
O estudo da transmissão de calor tem por objeto os mecanismos pelos quais a energia é transmitida, sob forma de calor, de um sistema a outro ou entre partes de um mesmo sistema, onde não há equilíbrio térmico.
Os mecanismos pelos quais ocorre a transmissão de calor podem ser, de forma geral, os seguintes: CONDUÇÃO, CONVECÇÃO e RADIAÇÃO.
Pode ocorrer a operação de mais de um mecanismo ao mesmo tempo, mas de modo geral um único mecanismo é predominante.
1.2 TRANSMISSÃO DE CALOR POR CONDUÇÃO
1
1.2.1 CONDUÇÃO DE CALOR UNIDIMENSIONAL
Figura 1 – Distribuição de temperaturas para condução em regime permanente através de uma parede plana
2
3
Considerando a figura abaixo
Figura 2 – Esquema ilustrativo da nomenclatura para condução através de um cilindro vazado. 4
5
1.3 TRANSMISSÃO DE CALOR POR CONVECÇÃO
É aquela devida à ação de partículas de fluido que recebem calor de uma fonte quente e se movem para uma região de temperatura mais baixa, que age como um sumidouro de calor, podendo ser um sólido exposto ao fluido ou regiões frias do próprio fluido.
A diferença fundamental entre a transmissão de calor por convecção daquela por condução é que, na primeira, a transmissão é feita por meio de movimento do fluido, ao passo que na segunda, a transmissão se dá inteiramente por meio de transferência intermoleculares de energia.
A convecção pode ser chamada de NATURAL quando a transmissão é feita por diferenças de densidades causadas por gradientes de temperatura dentro do fluido.
A convecção pode ser chamada de FORÇADA quando o movimento se dá por meio mecânico, através de uma bomba ou ventilador.
O calor transmitido por unidade de tempo por convecção entre uma superfície e um fluido pode ser calculado pela relação a seguir, que foi proposta por Isaac Newton, em 1701.
6
Figura 48 – Ordem de grandeza dos Coeficientes de transmissão de calor por convecção
1.4