Resumo do cap. 4 do livro ensinar a ensinar
- Introdução
A questão da disciplina tem sido um grande desafio para os professores, sendo tema muito discutido em debates que abordam o sistema de ensino atual.
A disciplina tem dois significados, pode ser usada como nome de uma matéria e são regras que se tem que seguir rigidamente, imposta por algum órgão ou situação.
No caso da sala de aula cabe ao professor cuidar para que não venha ocorrer indisciplina no comportamento e na sala de aula.
- A disciplina e a atividade intelectual
Os jesuítas utilizaram do método da disciplina, não se limitaram apenas a um trabalho escolar, mas sim despertar na criança talentos e instrumentos necessários para exercer um papel na sociedade.
Do ponto de vista pedagógico a educação jesuítica foi bem planejada. Os alunos eram divididos em decúrias ou partidos opostos, cargos tidos como resultado dos estudos disciplinados, sem o uso de violência, mas através de um grande exercício mental.
No início do século XIX a questão da disciplina se tornou de canalizar e aproveitar as próprias riquezas dos alunos. Cabia ao professor guiá-los para que pudessem obter o controle de si mesmos.
Nos anos 80 Carlos Alberto Guimarães, afirmou que disciplinar-se é aceitar as exigências que os abjetos nos impõem. O que significa que a disciplina do aluno busca a efetivação da aprendizagem, para um bom domínio da matéria é necessário à submissão das regras estruturais de cada objeto de estudo.
A função do professor é de apresentar a matéria ao aluno confrontando-a com a consciência do mesmo.
A disciplina relacionada à atividade mental ou atitude intelectual, aparece como requisito importante na aprendizagem do aluno.
- A disciplina e a formação do caráter
A disciplina tem a função de tirar a selvageria com que a criança nasce naturalmente, por meio da educação apresentando as regras sociais e morais.
Dando máxima autoridade ao professor para ensina-la, pois, com sua experiência e cultura