Reformando o mundo com comenius
Este texto é um aprofundamento (meio cru) de leitura realizado para a disciplina Didática A do curso de Licenciatura em Matemática da UFPR, ministrado pela profª Joana em 1997. Os educadores o amarão!
Introdução
1. Objetivo deste Trabalho
O objetivo deste é trazer a proposta de didática desenvolvida por Comenius, bem como sua gênese e interação com a realidade, ou seja, seus desafios ao colocá-la na prática. Poderemos voltar então ao nosso tempo e fazer o mesmo com nossa atual filosofia e prática de ensino e, observando a contextualização, aplicar as lições aprendidas com Comenius.
Este trabalho foi baseado no livro Comenius - ou da Arte de Ensinar Tudo a Todos, tese defendida por João Luiz Gasparin e publicada em 1994 em Campinas-SP pela editora Papirus (coleção Magistério, formação e trabalho pedagógico).
Levaremos em conta que para entendermos a obra didática dos homens - em particular, a produção deste revolucionário educador do início do século XVII -, não podemos desvinculá-la do contexto histórico-cultural por ele vivenciado. Não podemos analisar somente suas obras, pondo suas idéias de lado. Não podemos desvincular o que uma pessoa faz, da sua filosofia de vida, seus ideais, sonhos, frustrações e experiências.
2. Sobre Didática
A Didática sempre existiu na história dos homens, porque sempre se ensinou e sempre se aprendeu.
Os princípios didático-pedagógicos são definidos pela realidade, e devem ser dinâmicos. É impossível usar mecanicamente em nossa realidade princípios desenvolvidos para outra realidade. O que podemos, sim, é criticar a gênese destes naquela realidade, para então, firmados em nossa realidade, desenvolvermos princípios mais maduros.
3. Importância de Comenius
Comenius coloca a Didática em dimensões muito maiores que as de sua época, desenvolvidas por Ratke e pelos jesuítas, na Ratio Studiorum.
Ele foi ousado propondo:
- ensinar tudo a todos, quando o ensino era privilégio de poucos, e