Software livre
Realize uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir: (3,0 pontos)
* Distribuições de Código Aberto (BSD);
BSD (FreeBSD, OpenBSD e NetBSD)
O BSD (Berkeley Software Distribution) é um sistema criado por estudantes da Universidade de Berkeley na Califórnia, desenvolvido para acrescentar algumas funcionalidades ao sistema operacional Unix. Mas foi sofrendo várias mudanças rapidamente e virou praticamente um novo sistema operacional, um sistema operacional independente, onde o nome UNIX já não cabia mais.
Ele se tornou muito eficiente na questão de segurança onde até a Windows e Apple utiliza sua ferramenta como plataforma.
A vantagem é que possui uma licença própria, e por meio desta licença qualquer pessoa/empresa pode fazer o que quiser do código, inclusive, alterá-lo para a criação de produtos fechados. http://www.segurancadigital.info/dicas/169-bsd-freebsd-openbsd-e-netbsd * Distribuições de Código Aberto (GPL);
ENTENDENDO A GPL
Muito se fala sobre a licença GPL, é difícil superestimar a importância da GPL, pois ela é a licença usada não apenas no Kernel e a maioria dos softwares e bibliotecas que compõe as distribuições Linux, mas em um brutal número de softwares de código aberto, incluindo muitos programas para Windows e outras plataformas.Apesar disso, poucas pessoas realmente entendem o significado dos termos da licença.
A licença GPL, pode ser resumida em 04 direitos básicos e 01 obrigação:
1- Você tem o direito de usar o programa para qualquer fim.
2- Você tem o direito de tirar cópias do programa, distribuí-las ou até mesmo vendê-las a quem tiver interesse.
3- Direito de ter acesso ao código fonte do programa, fazer alterações e redistribuí-las.
4- Direito (e ao mesmo tempo a obrigação) de redistribuir as modificações feitas.
5- Os softwares distribuídos sob a GPL não "contaminam" softwares comerciais ou de outras licenças no caso de distribuição conjunta.