software livre
Informática
Introdução
Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
Software livre
Software Livre é conceituado como qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhum tipo de restrição. Assim, além da sua utilização não estar vinculada ao pagamento de direitos autorais, a principal característica do Software Livre está na distribuição com o código fonte aberto, dando permissão a qualquer usuário de modificá-lo e adaptá-lo às suas necessidades individuais.
Reside, nessa possibilidade universal de modificação, uma ferramenta de criação e desenvolvimento de novas tecnologias, tanto dentro de empresas privadas quanto em órgãos públicos, como universidades, propiciando um grande desenvolvimento tecnológico e fomentando uma possível emancipação tecnológica. Com a atual digitalização dos métodos de ensino e trabalho, o uso de softwares livre vem crescendo constantemente. No entanto, por conta das vantagens e desvantagens que esses programas apresentam, eles devem ser analisados para que sua utilização possa ser proveitosa e não apresente riscos para quem os utiliza.
Analisando-se as vantagens do software livre, pode-se citar o baixo custo – já que não se paga licença de software -, flexibilidade na configuração do ambiente, incentivo ao desenvolvimento tecnológico, maior segurança e concorrência baseada apenas no