Software Livre
SOFTWARE LIVRE
Trabalho para a disciplina de Informática
Empresarial, professor Marcelo, sobre o uso do software livre, turma 2502ª, turno vespertino. Escola CEDUTECH (Centro de Educação Tecnológica).
Florianópolis
Outubro/2012
Introdução
Ao longo deste trabalho, será possível entender que software livre é todo e qualquer programa de computador cujo tem o código-fonte disponibilizado para permitir tanto o uso quanto a cópia, o estudo e a redistribuição. Existe uma oposição distinta entre o conceito de software livre ou aberto e software restritivo (software proprietário), mas não se pode afirmar o mesmo sobre o software que é vendido com intenção de lucrar (software comercial).
O que é?
O software livre como movimento organizado teve início em 1983, quando Richard Stallman deu início ao Projeto GNU e em seguida à Free Software Foundation. Esse termo se refere aos quatro tipos de liberdade para os usuários que devem obrigatoriamente ser atendidos:
Liberdade 0 – a liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
Liberdade 1 – a liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades;
Liberdade 2 – a liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar seu próximo;
Liberdade 3 – a liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.
Ideologia – as diferenças entre Software Livre e Código Aberto
A Open Source Initiative (OSI), por conta da ambiguidade da palavra “free” em inglês, prefere a expressão Open Source, que traduzindo para o português seria software livre/software de código aberto/software aberto.
Muitos defensores do software livre argumentam que a liberdade é essencial não só do ponto de vista técnico, mas também sob a ótica da moral e da ética. E neste aspecto que o movimento de software livre