Software livre
Software livres: uma alternativa aos Softwares Proprietários
21/03/2014
Introdução
Software livre designa qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.
A filosofia da FSF - Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre) tem em conta a liberdade de expressão e não o lucro. Por isso, um usuário que faça modificações no programa pode dar a toda a comunidade a possibilidade de beneficiar das mudanças. Mas, caso queira cobrar pelo seu trabalho, tem essa alternativa.
A FSF é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman, considerada o "pai" do software livre e idealizador do GNU - sistema operacional tipo Unix. Para Stallman, os softwares proprietários (que não são livres) são restritivos e injustos. A liberdade de usar um software livre abrange qualquer tipo de pessoa ou organização, em qualquer sistema computacional, ou em qualquer tipo de trabalho, não sendo necessário comunicar o uso a nenhuma entidade específica.
Software livres: uma alternativa aos Softwares Proprietários
O software livre foi criado por Richard Stallman, no final dos anos 80. Este software permite ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A forma usual de distribuição de software livre é anexar a este tipo de software uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível. O software livre é também conhecido pelo acrônimo FLOSS (do inglês Free/Libre Open Source. Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:
Liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;