software livre
Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte dosoftware e fazem alterações conforme as suas necessidades.
Alguns exemplos de software livre para uso pessoal com grande distribuição são: Linux (sistema operacional GNU/Linux), The GIMP (editor de imagens),Mozilla Firefox (navegador web), entre outros.
Por que usar: Esse tipo de software pode ser utilizado para qualquer finalidade, e você pode ter seu computador ou celular equipados com um software de qualidade a um custo baixo ou nulo, ficando livre da pirataria. Além do mais, o uso de software livre incentiva o desenvolvimento da tecnologia local e reforça a interação e o compartilhamento de soluções com sua comunidade, seja física ou virtual.
Software proprietário:
O Software proprietário, particular ou não livre é um software para computadores que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor.1 Conforme o local de comercialização do software este pode ser abrangido por patentes, direitos de autor assim como limitações para a sua exportação e uso em países terceiros. Seu uso, redistribuição ou modificação é proibido, ou requer que você peça permissão, ou é restrito de tal forma que você não possa efetivamente fazê-lo livremente..2 A expressão foi criada em oposição ao conceito de software livre.
Impacto do Software Livre na Sociedade:
Em uma sociedade crescentemente integrada pela Internet, a linguagem universal que permite a produção e compartilhamento do conhecimento chama-se "software".
O Brasil vê o "software" livre como emblemático da Sociedade da Informação e de uma nova cultura de solidariedade e compartilhamento, um instrumento para garantir o acesso e domínio por todos dessa linguagem universal. O desenvolvimento do "software" livre necessita ser estimulado pelos diferentes atores: