resumo do cap. 3
A administração é uma atividade consideravelmente antiga, embora não se tenha registros de quando e onde ela se iniciou. Mas é certo que os grandes líderes históricos, mesmo sem saber eram administradores, pois tinham que liderar pessoas, criar estratégias e outras atribuições administrativas.
A administração das civilizações antigas
Pode ser atribuído as civilizações antigas, as origens de alguns conceitos
E práticas administrativas. Na antiguidade os grandes líderes já usavam de seus homens fieis, para resolver problemas e estes tinham autoridade para falar em nome do que lhe nomeava. Já se via uso de administração na igreja também.
As civilizações antigas tiveram papei fundamentais para o que hoje chamamos de administração, cada civilização contribuiu de um jeito para a formação da ciência administrativa.
Na Suméria encontra-se os amis antigos documentos que comprovam as práticas de controle administrativo, era necessário registrar e explicar as transações ocorridas.
No Egito, vemos que para a construção dos monumentos gigantescos que lá se encontram, era necessário o uso de administração e direção dos esforços dos trabalhadores, considerando o planejamento, a organização e o controle que foi usado, observamos conceitos administrativos atuais, já sendo usados a muito tempo atrás.
Na Babilônia o “Código de Hamurabi”, representou um código administrativo que vigorou entre 2000 e 1700 a.C. Algumas instituições desse código era que os trabalhadores deveriam receber salário mínimo, estabelecia o controle e a responsabilidade. Preceitos utilizados até hoje, de forma readaptada, evidentemente.
Na China, há muito tempo os chineses estavam cientes de princípios relacionados ao planejamento, à organização, a direção e ao controle, há mais de 3 mil anos foram estabelecidos conceitos com um pouco de administração contemporânea, de organização, cooperação, funções, procedimentos favoráveis a eficiência e varia