Resumo Sociologia cap 3
Neste texto informa que o indivíduo precisa de outros para ser civilizado, para assimilar características humanas, sendo difícil a vida sem a convivência em grupo. A sociedade, então, é originada antes do próprio indivíduo.
Cada grupo social define as características que cada ser humano terá dentro deste mesmo, porém, mesmo com características semelhantes são adquiridas diferenças, o que torna cada indivíduo, único.
A socialização consiste na aquisição que o ser humano possui durante sua vida em formas de pensar, agir e sentir. Há principais agentes que influenciam no processo de socialização: a família, responsável pelos primeiros contatos sociais; a escola que proporciona uma interação com pessoas de outros núcleos familiares e, também, contato com uma organização; os grupos de status que variam de acordo com a idade; os meios de comunicação em massa que influenciam no modo de agir e os grupos de referência, demonstram modelos de comportamentos, atitudes que são imitadas (seja positivas ou negativas).
O texto relata que em sociedades mais simples existe uma uniformidade da personalidade das pessoas, já em uma mais complexa ocorre uma variação.
Em cada sociedade há características próprias que diferenciam de outras sociedades, ou seja, o costume de uma é estranho para outra e assim por diante.
A figura de um herói em uma sociedade é um símbolo que faz com que os indivíduos passem a imitar, porém, um símbolo social pode ser criado por uma classe dominante para manipular a massa social, impondo seus valores. A figura do “herói” bandeirante, por exemplo, cujo papel era apenas de explorar o território em busca de escravos e metais preciosos.
Durante o processo de socialização os seres humanos obtêm durante toda a sua vida posições hierárquicas sociais, sendo estas fundamentais para a estrutura da sociedade, pois define como cada um deve se relacionar.
Para o texto, a definição de status é a posição que cada