AÇOS E FERROS FUNDIDOS
Tratamento Térmico
Têmpera
Pesquisa realizada pelos alunos: André Lazarin, Arlérico Santos, Juliano Fernandes, Marcelo Fernando, Sydney Castelhano, Valdemir Neto, alunos do 1º modulo de Manutenção Industrial. A pedido do professor Juliano da Fatec Tatuí Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo.
Tietê 05 de maio de 2014
Índice
Objetivo
Esse trabalho tem por objetivo conhecimento relacionado ao tratamento térmico dos matérias, dando foco na têmpera. Visto que é um ponto muito importante da mecânica. Que sem uma têmpera adequada ao tipo do material ou mesmo se não for feita corretamente, essa prática será totalmente inútil.
Tratamento térmico
É um ciclo de aquecimento e resfriamento dos metais com o objetivo de alterar as propriedades físicas e mecânicas, sem mudar sua forma. O tratamento térmico ás vezes acontece por acaso, como “efeito colateral” de um processo de fabricação do metal onde acontece o aquecimento ou resfriamento, exemplo: soldagem e forjamento.
É feito para aumentar a resistência mecânica, podendo ser usado para facilitar a usinabilidade a conformabilidade e ductibilidade, após a operação á frio. Logo, o tratamento térmico pode auxiliar outros processos de manufaturas melhorando o desempenho do produto, aumentando sua resistência ou alterando característica desejáveis.
Os aços são especialmente adequados para tratamento térmico, uma vez que, respondem aos tratamento de acordo com as característica desejada, seu uso comercial supera os demais matérias.
Têmpera
É um processo de tratamento térmico do aço destinado à obtenção de dureza. Ela sendo feita corretamente possibilitará uma maior vida útil do material. Sendo que existe vários tipos de têmpera como segue abaixo:
Têmpera do aço carbono O processo consiste em aquecer o aço num forno com temperatura acima da zona crítica, a temperatura varia